“A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou ter apreendido mais de 7.300 artigos contrafeitos e constituído nove arguidos, no distrito de Portalegre, na sequência do desmantelamento de uma rede que vendia artigos contrafeitos nas redes sociais.
Em comunicado a que a Rádio Portalegre teve acesso, a ASAE indica ter dado cumprimento a 16 mandados de busca, quatro dos quais domiciliários, e ter ainda apreendido dois telemóveis, um equipamento informático, quatro ring light´s e diversos equipamentos de luminosidade e de estúdio utilizados para os diretos efetuados nas redes sociais para a comercialização dos artigos contrafeitos, tudo num valor aproximado de 135 mil euros.
A ASAE revelou ainda ter sido apreendida uma elevada quantidade de etiquetas, chapas metálicas e apliques, que eram utilizadas para transformação dos artigos em réplicas dos produtos comercializados por marcas de grande prestígio.
Os suspeitos, segundo a ASAE, através das páginas nas redes sociais, publicitavam e, posteriormente, remetiam para vários locais de Portugal Continental, Regiões Autónomas e também para o estrangeiro, os artigos falsificados, através de transportadoras nacionais e internacionais com recurso a meios de pagamento digitais.
No mesmo comunicado é referido que os nove indivíduos constituídos arguidos, que possuem histórico reincidente na prática dos ilícitos criminais em investigação, foram sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Esta operação contou com o apoio do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Guarda Nacional Republicana.” – In TDS Radio Televisão do Sul, 24 Maio 2022 https://televisaodosul.pt/asae-apreende-mais-de-7-mil-artigos-contrafeitos/