Prevenir para melhor proteger os Direitos de Propriedade Intelectual / Industrial

A nossa formação jurídica e técnica permite-nos uma avaliação mais completa e integrada sobre a melhor forma de prevenir a violação dos seus Direitos de Propriedade Intelectual/Industrial, apostando numa defesa mais abrangente e eficiente.

ACONSELHAMENTO E CHECK UP DOS DPI

Prestamos assessoria em Propriedade Intelectual analisando o seu portfólio de DPI (Direitos de Propriedade Intelectual) com vista a identificar possíveis vulnerabilidades e aconselhando preventivamente formas de reforçar a defesa desses DPI.

Registaremos os seus DPI segundo as vias escolhidas:

– nacional – junto do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial;

– europeia – junto do EUIPO – Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia;

– internacional junto da OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual;

SESSÕES DE FORMAÇÃO TÉCNICA DAS AUTORIDADES NACIONAIS

Elaboramos apresentações e realizamos sessões de formação técnica sobre as marcas registadas nossas clientes e seus produtos originais, com vista a facilitar a deteção de produtos contrafeitos. Estas sessões são prestadas a todas as autoridades nacionais que fiscalizam o cumprimento dos DPI (alfândegas, ASAE, Unidade de Acção Fiscal da GNR, PSP e Polícia Municipal).

ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO RELATIVAS AO CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (DPIs)

Para além destes serviços que prestamos diariamente aos nossos clientes temos ainda a preocupação de sensibilizar os consumidores, sobretudo os mais jovens, para o cumprimento dos Direitos de Propriedade Intelectual e Industrial. Participamos activamente no grupo português UNIÃO DE MARCAS e em todos os colóquios, seminários e eventos que debatem a defesa dos direitos de Propriedade Intelectual e Industrial em Portugal. Desenvolvemos colaborações com associações que defendem os titulares de Direitos de Propriedade Industrial e os consumidores e desenvolvemos actividades de sensibilização juntos dos estudantes de ensino secundário, que são aqueles que mais cedo despertam para as marcas registadas e as compras online, devendo estar conscientes das implicações e dos riscos da compra de um produto contrafeito.

MONITORIZAÇÃO DAS OFERTAS ONLINE

As vendas online de produtos contrafeitos tem aumentado de forma avassaladora pelo que é fundamental ter uma defesa preventiva muito forte do comércio online destes produtos. Identificamos ofertas online e estabelecemos contactos com as plataformas tendendo ao encerramento dessas ofertas. Oferecemos um serviço de tecnologia especializada no encerramento destas ofertas nos vários tipos de comércio eletrónico: Business-to-Business (B2B), Business-to-Consumer (B2C), Consumer-to-Consumer (C2C) e também nas redes sociais.

MONITORIZAÇÃO DO MERCADO FÍSICO

Prestamos apoio à fiscalização da venda de produtos contrafeitos em lojas físicas, em feiras semanais e em mercados de rua.

Prestamos apoio à fiscalização da venda de merchandizing em grandes espetáculos como eventos desportivos, festivais ou concertos de música ao vivo.

O apoio consistente à atuação e fiscalização preventiva com as polícias nacionais dissuade as iniciativas de venda de produtos contrafeitos. As reuniões com os municípios – emitentes das licenças de venda ambulante – também ajudam à sensibilização para a defesa dos DPI.

APRESENTAÇÃO DE PEDIDOS DE INTERVENÇÃO ADUANEIRA JUNTO DAS ALFÂNDEGAS

Sejam pedidos nacionais ou comunitários e sempre com vista a garantir que nenhum produto contrafeito violador dos seus DPI entra ou sai do espaço comunitário sem ser parado e fiscalizado.